Capa / Meditações / Aos apologetas de plantão

Aos apologetas de plantão

Já faz alguns anos que vemos um crescimento no debate teológico entre os brasileiros. Esse crescimento chegou num estagio que não precisamos nem ao menos sair de casa para vermos um debate, basta acessarmos o Facebook para lá acharmos pessoas debatendo teologia nos grupos criados para essa finalidade e até mesmo nos comentários de algumas postagens em seus perfis pessoais. Os temas abordados são vários de sotereologia a escatologia, os comentários e os debatedores prontos para expor o seu ponto de vista são tantos que facilmente você pode se perder ao tentar acompanhar todos eles.

Quem me conhece sabe que sou um defensor da produção teológica, que acho que devemos usar a internet para propagar a boa teologia e que estou muito feliz em ver que muitas pessoas de diversas denominações e tradições estão se interessando em estudar a palavra de Deus. Mas nos últimos dias gastei um pouco do meu tempo para ler algumas postagens que apareceram em minha linha do tempo e também alguns dos comentários desses apologetas de Facebook . E infelizmente não me deparei com uma propagação teológica, mas sim uma propagação de uma postura não cristã, de falta de educação e amor ao próximo.

Confesso que já gostei muito de ser um debatedor e que hoje não tenho mais tanto essa vontade de entrar em discussões intermináveis para dizer que o arminianismo é a visão bíblica, principalmente online. Por isso gostaria de fazer algumas perguntas para que você que passa horas e horas no Facebook defendendo os seus pontos de vista possa refletir e tirar suas próprias conclusões sobre se sua postura é uma postura que um cristão deve ter no meio de um debate.

1 – Você está debatendo com amor?

Afinal não adianta você ser um ótimo debatedor se o amor lhe falta, pois qualquer atitude que o cristão tenha deve ser feita com amor. Acredito que você saiba que a bíblia nos diz “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” 1 Coríntios 13:2

2 – Você está sendo educado com as pessoas?

Vi diversos debates onde a falta de educação prevalecia, alguns dos meus irmãos só precisava que alguém discordasse dele para que o mesmo perdesse a compostura e fosse grosso com quem não concordava com ele. Ao ler esses tipos de comentários não pude deixar de lembras que 1 Coríntios 13 diz que o amor é sofredor, é benigno, tudo sofre e principalmente não se porta com indecência. Então meu irmão gostaria que você avaliasse sua postura nessas situações, pois se em algum momento você não está sendo educado com as pessoas que discordam de você, então com toda certeza você precisa mudar sua postura.

3 – Você está fazendo isso para mostrar que você sabe mais do que os outros?

O apostolo Paulo também escreve no versículo 04 que o amor não se ensoberbece. Se você está debatendo na internet para mostrar que você é mais inteligente que seu irmão, ou quem sabe você está sonhando em ser um defensor da fé para que as pessoas reconheçam que você sabe mais da bíblia do que elas, então creio que você tenha pegado o caminho errado, pois em qualquer ministério e em qualquer coisa que fazemos temos que ter como foco a gloria de Deus e não a nossa. Então se você está procurando sua gloria em meio aos debates te aconselho a rever seus conceitos para depois chamar outra pessoa de herege.

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”
1 Coríntios 10:31

Comentários

comentários

Sobre Pedro Henrique Martins de Freitas

Missionário/ Jocum/ 13/05/1994/ Já fui mais ativo na internet (quem sabe eu volto) Contato para agenda: contatopedrohmf@gmail.com