Capa / Meditações / Ministério de sucesso ou fracassado?

Ministério de sucesso ou fracassado?

“Porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos.” Oséias 4:6

Quantos que frequentam uma igreja já ouviram algo do tipo “O ministério do fulano é muito grande, pois ele está bible-1021657_1920indo pregar fora do país, já tem DVDs gravados e a igreja dele tem muitos membros, mas tem outros que não são tão abençoados, pois afinal a igreja dele é muito pequena e nem famoso ele é”. Bom se você nunca ouviu algo assim, confesso que ouvi isso incontáveis vezes na minha vida e até mesmo durante parte da minha adolescência fui levado a acreditar que o sucesso de um ministério é baseado na fama e o quão grande aos olhos humanos ele é.

Só que acabei amadurecendo. E foi então que percebi que vários pregadores que eram tidos como pessoas que tinham ministérios grandes e abençoados por causa da fama, da unção e até mesmo do dinheiro que eles tinham não eram tão grandes assim. Pois entendi que a fama e o dinheiro que esses homens tinham não valiam de nada, pois não eram usados para glória de Deus. A unção ou a inteligência que eles diziam ter ao trazer algo diferente para a igreja não valia de nada, pois ao se esquecerem da palavra de Deus para dar aquilo que seu publico queria não era possível obter um verdadeiro arrependimento de pecados.

E então amadureci mais um pouco. E então vi que muitos desses “abençoados homens” usavam a sua fama e inteligência para disseminar todo tipo de lixo antibíblico que se poderia imaginar. Vi que muitos estavam chorando por causa de uma pregação que nem mesmo tinha base bíblica, vi pregadores amaldiçoarem seus inimigos quando Jesus nos disse para amarmos nossos inimigos e fazer o bem para aqueles que nos odeiam (Lc 6:27). Mas para meus irmãos isso não fazia diferença, pois afinal, aos nossos olhos humanos eles tinham um ministério maior do que os que falam contra, e as heresias ditas por esses pregadores juntamente com o desserviço para com a verdadeira propagação do evangelho não eram o bastante.

Em nosso meio ainda existe o problema de se medir um sucesso de uma igreja, de um ministério ou até mesmo de um cristão da mesma forma que se mede o sucesso de uma casa de show, de uma empresa e de um apresentador de TV. Mas acontece que uma igreja não é uma casa de show, o objetivo de um ministério não deve ser o de uma empresa e um cristão não deve buscar ser visto pelo maior numero de pessoas possíveis assim como um apresentador de TV deve buscar. Mas eles devem buscar fazer o que eles fazem para gloria do nome de Deus. Não adianta nada fulano ser famoso e buscar a gloria para si, não adianta nada uma igreja ser cheia se lá não for pregado o verdadeiro evangelho, não adianta nada um ministério produzir muito dinheiro se pessoas não conhecerem Cristo.

Hoje eu continuo amadurecendo. E mesmo depois de ter conhecido muitos estados do Brasil e alguns países do mundo por causa da palavra de Deus, de ter pregado em igrejas de todos os tamanhos e mesmo depois de escrever um livro, eu percebo que meu ministério não é maior ou mais abençoado do que o de um pastor que esteja no sertão do Piauí pregando a palavra de Deus para 7 pessoas todos os domingos e dando toda a gloria para Deus.

Comentários

comentários

Sobre Pedro Henrique Martins de Freitas

Missionário/ Jocum/ 13/05/1994/ Já fui mais ativo na internet (quem sabe eu volto) Contato para agenda: contatopedrohmf@gmail.com