Capa / blog / Produção de material teológico é realmente importante?

Produção de material teológico é realmente importante?

Já faz algum tempo que queria falar sobre esse assunto e a alguns dias atrás escrevi ele em meu perfil noPastor Facebook e achei por bem que deveria também postar sobre o assunto aqui no blog.

É muito comum no meio evangélico ver algumas pessoas que acham que esse e aquele ministério (ou algum tipo de atividade praticada) é mais importante que a outra e assim de alguma maneira essas mesmas pessoas tentam diminuir aquilo que ele não faz ou simplesmente não gosta que seja feito. Particularmente a alguns anos atrás vi isso acontecendo com alguns cantores, pregadores e seus “admiradores”.

Mas agora nos últimos dois anos percebi que existem muitos que querem diminuir, desprezar ou até mesmo dizer que é desnecessário o trabalho de produção teológica e principalmente os debates sobre certos pontos da teologia cristã. Sempre dizendo algo do tipo “vocês deveriam parar de falar mal um do outro e ir evangelizar” ou as vezes alguma baboseira qualquer.

Gostaria de saber o que leva uma pessoa a dizer que um debate teológico ou a produção de material teológico é desnecessário?
Será que na Bíblia de vocês não tem atos 15, 18:04 ou 1 Coríntios 12? Vocês nunca estudaram nem se quer um pouco sobre a historia da Igreja para entender o quão importante é esse tipo de debate? Nunca perceberam como esse tipo de trabalho serviu e ainda serve para afastar as heresias do meio da igreja? Será que vocês esqueceram que a Igreja de Cristo é um corpo?

Não importa se o tema da material ou do debate é sobre arminianismo, calvinismo, pré-milenismo, pós-milenismo, amilenismo, dispensasionalismo ou qualquer outro ponto que possa ser relevante, mas o ponto é que ninguém tem o direito de dizer que é desnecessário, pois assim como antigamente, hoje eles são importantes para afastar da igreja as heresias que vinham e vem de algumas pessoas. E eu ou você não somos mais importantes, pois somos um corpo e esse corpo é composto de vários membros.


“Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.” 1 Coríntios 12:20-22

E a conclusão disso tudo é que você meu amigo não deve de maneira nem uma dizer que quem exerce uma função diferente da sua no Corpo deve parar, pois são de grande utilidade para a Igreja e quem o capacitou para estar ali foi Deus. E entenda bem que de maneira nem uma estou dizendo que quem produz algum tipo de material teológico e participe de debates não deva evangelizar, pois esse é o dever de todo cristão seja ele quem for.

Mas é que as vezes parecemos um guerreiro empunhando uma espada em cada mão e ao invés de usa-las para atacar o inimigo e seguir em frente até o objetivo, a mão direita e a esquerda tentam tirar uma a outra do corpo para mostrar quem é melhor, mas no meio dessa briga tola os pés do guerreiro são feridos e assim nós mesmos dificultamos o avanço até o objetivo principal.

Comentários

comentários

Sobre Pedro Henrique Martins de Freitas

Missionário/ Jocum/ 13/05/1994/ Já fui mais ativo na internet (quem sabe eu volto) Contato para agenda: contatopedrohmf@gmail.com